Excelência em nossos serviços! Conquiste e fidelize seus clientes com estratégias inteligentes, em uma época em que a confiança está em primeiro lugar.

    Acompanhe-nos
    em nossas redes sociais!

O que diz o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica

17 de julho de 2025
Veja Negócios

O governo Lula oficializou nesta terça-feira, 15, as regras que permitirão ao Brasil retaliar comercialmente países que prejudiquem a sua competitividade de suas exportações ou investimentos. Publicado no Diário Oficial da União, o decreto regulamenta a chamada Lei da Reciprocidade Econômica, criada para dar uma resposta formal ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O texto não cita especificamente os Estados Unidos e se aplica a medidas unilaterais adotadas por qualquer país ou bloco econômico contra produtos brasileiros.

Na prática, o decreto permite que o Brasil suspenda concessões comerciais, investimentos ou acordos ligados a direitos de propriedade intelectual sempre que outros países impuserem barreiras que afetem a competitividade nacional. A medida também prevê a possibilidade de aplicar taxas extras, tarifas ou outras restrições, tanto de forma emergencial quanto definitiva.

Comitê

Para coordenar a reação brasileira, o governo criou o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais. O grupo será liderado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com participação da Casa Civil, da Fazenda e do Itamaraty. Caberá a esse comitê analisar os casos e decidir se o Brasil aplicará retaliações rápidas, chamadas de contramedidas provisórias, ou medidas mais estruturadas, conhecidas como contramedidas ordinárias.

A primeira reunião do comitê será realizada nesta terça, com setores da indústria. Ainda hoje, o comitê promoverá segunda reunião com o setor do agro, um dos mais prejudicados pela imposição das tarifas de 50%, que passam a valer sobre produtos importados brasileiros que entrarem nos EUA.

A regulamentação da lei de reciprocidade prevê que em situações consideradas urgentes, o Brasil poderá agir mais rapidamente, aplicando medidas provisórias sem necessidade de consulta pública. Já as ações definitivas passarão por análise mais detalhada, incluindo consultas a empresas e a outros ministérios, antes da aprovação final. O Itamaraty ficará responsável por comunicar oficialmente os países atingidos a cada etapa do processo e acompanhar as negociações internacionais.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Oferecemos uma variedade de links de utilidades econômicas, financeiras e contábeis com informações importantes do âmbito empresarial, ideal para seus clientes e para sua empresa.

Utilitários Contábeis

Veja mais

Contato

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Endereço

Avenida Treze de Maio, no 511 - 8 andar , sala 804 e 805, Centro - Jaboticabal - SP - CEP: 14870-160

(16) 99173 9406

adm@escritoriocontabilabel.com.br

Confira a localização do nosso escritório clicando aqui.

Canal de Atendimento

Entre em contato conosco para esclarecer todas suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões.

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Desenvolvido por Sitecontabil 2025 | Todos os direitos reservados.