Excelência em nossos serviços! Conquiste e fidelize seus clientes com estratégias inteligentes, em uma época em que a confiança está em primeiro lugar.

    Acompanhe-nos
    em nossas redes sociais!

Câmara aprova fim de cobrança sindical na folha do INSS

05 de setembro de 2025
Migalhas

A Câmara dos Deputados finalizou a votação do projeto de lei que veda a realização de descontos em benefícios previdenciários do INSS referentes a mensalidades de associações, sindicatos e outras entidades, mesmo com autorização expressa do beneficiário. A proposição segue agora para análise do Senado Federal.

O texto aprovado, um substitutivo do deputado Danilo Forte ao PL 1.546/24, do deputado Murilo Galdino, permite o desconto de prestações devidas a bancos pela antecipação do benefício previdenciário, prática que envolve a cobrança de um deságio sobre o valor adiantado.

Adicionalmente, a proposta transfere ao CMN - Conselho Monetário Nacional a competência para definir a taxa máxima de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas, antes atribuída ao CNPS - Conselho Nacional da Previdência Social. A nova definição deverá seguir critérios de proteção aos beneficiários e de viabilidade das contratações.

O texto estabelece que o INSS deverá realizar busca ativa para identificar beneficiários lesados por descontos irregulares, priorizando populações vulneráveis e localidades de difícil acesso. A instituição financeira que realizar desconto indevido deverá restituir o valor integral atualizado ao beneficiário em até 30 dias após a notificação da irregularidade.

Em caso de não devolução, o INSS assumirá o pagamento e cobrará da instituição financeira, utilizando recursos do Orçamento-geral da União. O projeto também altera o decreto-lei 3.240/41, ampliando as possibilidades de sequestro de bens para garantir o pagamento em casos de prejuízo contra a Administração Pública e descontos indevidos em benefícios do INSS.

O projeto aumenta as exigências para acesso ao crédito consignado, determinando que os descontos somente possam ser realizados com autorização prévia, pessoal e específica do beneficiário, por meio de termo autenticado com biometria, reconhecimento facial ou assinatura eletrônica qualificada.

Na legislação sobre o Fundo Nacional do Idoso, o texto aprovado determina que o CNDI - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa priorize projetos que promovam saúde, bem-estar, lazer, inclusão digital e educação financeira, com foco na autonomia e na prevenção de golpes.

O deputado Danilo Forte justificou a proposta como uma forma de evitar o desvio de finalidade da estrutura estatal e o uso inadequado de recursos públicos. A deputada Adriana Ventura defendeu o projeto como um retorno à decência e à racionalidade, enquanto o deputado Renildo Calheiros criticou o foco no INSS em detrimento da responsabilização dos bancos.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Oferecemos uma variedade de links de utilidades econômicas, financeiras e contábeis com informações importantes do âmbito empresarial, ideal para seus clientes e para sua empresa.

Utilitários Contábeis

Veja mais

Contato

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Endereço

Avenida Treze de Maio, no 511 - 8 andar , sala 804 e 805, Centro - Jaboticabal - SP - CEP: 14870-160

(16) 99173 9406

adm@escritoriocontabilabel.com.br

Confira a localização do nosso escritório clicando aqui.

Canal de Atendimento

Entre em contato conosco para esclarecer todas suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões.

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Desenvolvido por Sitecontabil 2025 | Todos os direitos reservados.